top of page
_15 Bale Teatro Guaíra 1981.JPG

Livros

Elas em Foco

É a apresentação do livro "Elas em Foco", escrito pela jornalista, fotógrafa e pesquisadora Heloisa Nichele. O livro é resultado de uma pesquisa focada em fotografia, artes visuais, história das mulheres e gênero, com o objetivo de identificar as fotógrafas que atuaram no Paraná entre os anos 1980 e 1990 e seus trabalhos.

A autora da apresentação, que também é fotógrafa, relata como conheceu Heloisa Nichele bem como seu próprio trabalho entre os anos 1980 e 1990, apresentando aqui para quem realizou:

Suplemento da Gazeta do Povo, “Viver Bem”, Balé Guaíra e a criação do Estúdio Latitude 27 são alguns dos assuntos  apresentados no livro. Ela também menciona sua participação ativa na cena cultural de Curitiba e em eventos como o 36º Salão de Artes e Editais da Funarte. O livro foi editado e publicado em 2022 pela Editora UFPR.

Contorno

Projeto organizado pela curadora e editora, doutora e mestre no Programa de Pós Graduação do Ceart/UDESC, graduada em Artes Plásticas pela mesma universidade, Kamila Nunes.

Em 2022 foi criado o Grupo de Investigações Artísticas, Impossibilidade de Esgotamentos, do qual fiz parte, formamos um grupo de 12 diferentes artistas para refletirmos a partir de encontros de leituras e discussões os possíveis significados da  palavra CONTORNO.  

Meu processo para pensar e realizar o ensaio sobre a ideia de CONTORNO, se apresentou como UM ESPAÇO,  aquele que fica  ENTRE, o  interno e o externo, o que está fora e o que contém, espaço  ocupado ou vazio,  relacionei os espaços aos SONS da TERRA. Tornei-me sujeito da minha criação e apresentei imagens criadas a partir do meu corpo e a natureza, sendo ela,  externa ou interna a mim. Criando imagens em que meu corpo tornasse parte dessa reflexão. 

Neste mesmo processo, em parceria com outra artista do grupo, criamos juntas um ensaio onde o sujeito do processo foi ela, a artista. Falamos de memórias.

Neste livro estão os dois ensaios, Sons da Terra e Sobre o Tempo.

52 Anos de
Balé Guaíra

Durante os anos de 1981 até 1983, trabalhei para a Fundação Teatro Guaíra documentando o Balé Guaíra.

Sob a Direção de Carlos Trincheira, fui a fotógrafa oficial para cobrir a rotina dos bailarinos, desde a sala de aula aos espetáculos.

O material desenvolvido teve a função de contribuir com os ensaios, releases e folders. 

Acompanhei o Balé Guaíra em suas viagens  pelo Brasil, documentando e expondo os trabalhos no foyer de cada Teatro, entre São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro.

O livro “52 anos do Balé Guaíra” conta a história do início aos dias de hoje e minhas fotos fazem parte do período da Era Trincheiras, período histórico do Balé Guaíra.  

TempoCorpo

Um projeto que tornou-se livro a partir de uma pesquisa que realizo desde 2017 sobre ruínas. Tenho enorme curiosidade sobre lugares que já abrigam histórias distintas entre seres que sentiram-se ali abrigados para viver, sonhar e crescer, para depois de um tempo esse mesmo local ser abandonado em vida, até tornar-se um pária sem rumo, sem vida e sem abrigar novas histórias humanas.
Identifico essa pesquisa como uma ficção onde possa supor, inventar e até mesmo recontar parte das histórias vividas através de alguns moradores quando os encontro, porém sempre sob o olhar da ficção, pois uma vez de encontro com esses espaços vazios, eu os preencho com luz, texturas e formas, oferecendo aquele que encontra meu trabalho também uma oportunidade de criar uma outra identidade, afinal são sempre estórias.
O livro TEMPOCORPO, foi realizado enquanto pesquisa e experimento em tornar livro a pesquisa sobre ruínas em livro.
Em 2019 fazia parte do Grupo de Estudos do NEFA, Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Arte, e foram feitos vários pequenos livros que juntos integram uma caixa de livros autorais de fotografia.
Esta caixa autoral viajou para os Festivais Avintes em Portugal, Paranapiacaba em São Paulo

bottom of page