Luciana Petrelli
e seu acervo

Livros
Elas em Foco
É a apresentação do livro "Elas em Foco", escrito pela jornalista, fotógrafa e pesquisadora Heloisa Nichele. O livro é resultado de uma pesquisa focada em fotografia, artes visuais, história das mulheres e gênero, com o objetivo de identificar as fotógrafas que atuaram no Paraná entre os anos 1980 e 1990 e seus trabalhos.
A autora da apresentação, que também é fotógrafa, relata como conheceu Heloisa Nichele bem como seu próprio trabalho entre os anos 1980 e 1990, apresentando aqui para quem realizou:
Suplemento da Gazeta do Povo, “Viver Bem”, Balé Guaíra e a criação do Estúdio Latitude 27 são alguns dos assuntos apresentados no livro. Ela também menciona sua participação ativa na cena cultural de Curitiba e em eventos como o 36º Salão de Artes e Editais da Funarte. O livro foi editado e publicado em 2022 pela Editora UFPR.
Contorno
Projeto organizado pela curadora e editora, doutora e mestre no Programa de Pós Graduação do Ceart/UDESC, graduada em Artes Plásticas pela mesma universidade, Kamila Nunes.
Em 2022 foi criado o Grupo de Investigações Artísticas, Impossibilidade de Esgotamentos, do qual fiz parte, formamos um grupo de 12 diferentes artistas para refletirmos a partir de encontros de leituras e discussões os possíveis significados da palavra CONTORNO.
Meu processo para pensar e realizar o ensaio sobre a ideia de CONTORNO, se apresentou como UM ESPAÇO, aquele que fica ENTRE, o interno e o externo, o que está fora e o que contém, espaço ocupado ou vazio, relacionei os espaços aos SONS da TERRA. Tornei-me sujeito da minha criação e apresentei imagens criadas a partir do meu corpo e a natureza, sendo ela, externa ou interna a mim. Criando imagens em que meu corpo tornasse parte dessa reflexão.
Neste mesmo processo, em parceria com outra artista do grupo, criamos juntas um ensaio onde o sujeito do processo foi ela, a artista. Falamos de memórias.
Neste livro estão os dois ensaios, Sons da Terra e Sobre o Tempo.
52 Anos de
Balé Guaíra
Durante os anos de 1981 até 1983, trabalhei para a Fundação Teatro Guaíra documentando o Balé Guaíra.
Sob a Direção de Carlos Trincheira, fui a fotógrafa oficial para cobrir a rotina dos bailarinos, desde a sala de aula aos espetáculos.
O material desenvolvido teve a função de contribuir com os ensaios, releases e folders.
Acompanhei o Balé Guaíra em suas viagens pelo Brasil, documentando e expondo os trabalhos no foyer de cada Teatro, entre São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro.
O livro “52 anos do Balé Guaíra” conta a história do início aos dias de hoje e minhas fotos fazem parte do período da Era Trincheiras, período histórico do Balé Guaíra.
TempoCorpo
Um projeto que tornou-se livro a partir de uma pesquisa que realizo desde 2017 sobre ruínas. Tenho enorme curiosidade sobre lugares que já abrigam histórias distintas entre seres que sentiram-se ali abrigados para viver, sonhar e crescer, para depois de um tempo esse mesmo local ser abandonado em vida, até tornar-se um pária sem rumo, sem vida e sem abrigar novas histórias humanas.
Identifico essa pesquisa como uma ficção onde possa supor, inventar e até mesmo recontar parte das histórias vividas através de alguns moradores quando os encontro, porém sempre sob o olhar da ficção, pois uma vez de encontro com esses espaços vazios, eu os preencho com luz, texturas e formas, oferecendo aquele que encontra meu trabalho também uma oportunidade de criar uma outra identidade, afinal são sempre estórias.
O livro TEMPOCORPO, foi realizado enquanto pesquisa e experimento em tornar livro a pesquisa sobre ruínas em livro.
Em 2019 fazia parte do Grupo de Estudos do NEFA, Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Arte, e foram feitos vários pequenos livros que juntos integram uma caixa de livros autorais de fotografia.
Esta caixa autoral viajou para os Festivais Avintes em Portugal, Paranapiacaba em São Paulo